domingo, 7 de agosto de 2011

GAMA VENCE PRIMEIRA NO BRASILEIRÃO

POR JOTA GOME/ESPORTE CANDANGO

E-mail Imprimir PDF
gamaxtocantinopolis1Acabou o jejum. Foram dois anos e quatro dias sem vencer em competições nacionais. O último triunfo do Gama pelo Brasileirão foi em 2 de agosto de 2009, 2x0 diante do América-MG, quando ainda disputava a Série C nacional. Mas o tabu foi quebrado nesse sábado (6), na vitória sobre o Tocantinópolis-TO, pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Hugo e Dudu marcaram para o time da casa e Carlinhos descontou para os visitantes.
Com o resultado, o time alviverde subiu para a segunda colocação do grupo 5, com cinco pontos conquistados. Os tocantinenses permaneceram com os mesmos cinco pontos, mas caíram para a quarta posição.
Confira a tabela de jogos
Veja a classificação
O time do técnico Adelson de Almeida começou melhor e criou uma boa oportunidade logo aos quatro minutos, com um belo chute do capitão Didão. Aos 16’, Badhuga recebeu na meia-lua e disparou uma bomba, a bola desviou na zaga e foi a escanteio. E o Periquito estava querendo abrir o placar. Aos 18’, Tallys, também de fora da área, arriscou e acertou a trave dos tocantinenses.
O jogo era ataque contra defesa. Aos 22’, Willian Sarôa cobrou falta venenosa e a bola passou rente ao travessão do goleiro Santos. O time da casa tinha o domínio do jogo, mas quando chegava próximo à área adversária, pecava no último passe e a bola não chegava com qualidade aos atacantes.
gamaxtocantinopolis2Aos 34 minutos, depois de um bombardeio do Gama para cima da defesa visitante, a bola sobrou para o atacante Hugo, que girou bonito e mandou para o fundo do barbante, 1x0 para o Gama. Depois do gol, o ritmo da partida caiu e as equipes tocaram a bola e aguardaram o término do primeiro tempo.
Lambança no início do segundo tempo. Aos três minutos, a bola foi cruzada na área, o goleiro França falhou e entregou para Carlinhos deixar tudo igual. O zagueiro Badhuga foi ao ataque, aos 10’, desviou cruzamento e a bola tocou na trave e saiu. A resposta dos tocantinenses veio aos 15’, com uma cobrança de falta perigosa do meia Leivinha.
O técnico Adelson de Almeida tirou do jogo o zagueiro André Nunes e colocou o meia Kabrine para dar mais movimentação ao ataque. A chance do segundo gol veio em dois lances seguidos, aos 18 minutos, com Tallys e Thompsom, mas a zaga tocantinense afastou o perigo.
Necessitando da vitória, o Gama foi para cima. O treinador voltou a mexer na equipe, sacou Willian Sarôa e Augusto e colocou Fábio e Thiago Félix, respectivamente. As mudanças surtiram efeito e não demorou muito para o Periquito recuperar a vantagem. Aos 32’, Dudu recebeu e arriscou de longe, com força, sem chance para o goleiro Santos, 2x1 para o Gama.
gamaxtocantinopolis3Aos 36’, Hugo foi a linha de fundo, rolou para Fábio Silva pegar de primeira e obrigar o arqueiro tocantinense a fazer milagre e evitar o terceiro tento dos donos da casa. O mesmo Fábio Silva cabeceou sozinho, aos 40’, mas a bola se perdeu alinha de fundo.
“A gente estava precisando dessa vitória, porque fazia tempo que não vencíamos em competições nacionais”, comemorou o meia Kabrine, que entrou no segundo tempo da partida.
“Foi uma vitória importante, porque vínhamos jogando bem e não conseguíamos vencer, mas hoje deu tudo certo”, disse o volante Thompson, lembrando que a equipe ainda não perdeu na competição, empatou contra Anapolina e Tupi nas duas primeiras rodadas.
O goleiro França, que falhou no gol dos tocantinenses, comentou o lance. “Falhar todos falham, ninguém é perfeito. O importante foi à vitória e agora é trabalhar para permanecer na liderança”, amenizou o camisa 1.
Em entrevista coletiva ao final do jogo, o treinador Adelson de Almeida começou o discurso falando da herança de mais de dois anos sem vencer no brasileirão. “O Gama vinha sem vencer desde 2009 e agora está com três jogos de invencibilidade. Vamos esquecer esse tabu e continuar trabalhando”, desabafou o comandante ainda emocionado.
O Periquito volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Itumbiara-GO, no interior goiano. Na seqüência, enfrenta o Tocantinópolis, na partida de volta. O Verdão só volta a atuar no Bezerrão na sétima rodada, contra o Itumbiara.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão Série D 2011
Estádio Bezerrão, Gama-DF
Sábado, 6 de agosto de 2011, 18h

Público pagante: 2.494
Renda:
R$ 12.620,00


Árbitro: Alinor Silva da Paixão-MT
A1: José do Nascimento Júnior-DF
A2: Westhane Cassiano-DF
4º árbitro: Rodrigo Raposo-DF
Assessor: Edson Resende-DF
Gama - 2
Tocantinópolis - 1
França
André Nunes
Badhuga
Wellington (Kabrine)
Dudu
Didão
Thompson
Tallys
Augusto (Thiago Félix)
Hugo
Willian Sarôa (Fábio Silva)
Técnico: Adelson de Almeida
Santos
Dominguinhos
Ricardo Henrique
Kanu
Maninho
Leivinha (Têty)
Renan
Robélio
Carlinho (Marcinho)
Paulo Roberto (Juninho)
Evaldo
Técnico: Pedro Mendes
Gols
1ºT

34' - Hugo
2ºT
32' - Dudu
Gol
2ºT

3' - Carlinhos


Cartão amarelo
Thompson
Badhuga


Cartão amarelo
Paulo Renato
Manin
Carlinhos
Cartão vermelho
Robélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário